Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Reinaldo Gottino volta para a Record


A Record anunciou hoje, 29, o retorno de Reinaldo Gottino. O apresentador, que era um dos principais nomes do jornalismo do canal, deixou a emissora no ano passado rumo à nova CNN Brasil. A transferência se deu em razão da demora do canal de Edir Macedo de propor a renovação de seu contrato. Sentindo-se desvalorizado, o apresentador do Balanço Geral SP partiu para o mais novo canal de notícias brasileiro, onde comandava, desde março deste ano, os jornais CNN Novo Dia e CNN 360º. Agora, voltará ao Balanço Geral com status de estrela, na tentativa de reerguer os números do noticioso, que anda em baixa.

Esse vai-e-vem mostra que a Record percebeu a mancada que fez ao deixar Gottino partir. Afinal, o apresentador tinha muitos méritos no sucesso do Balanço Geral, tendo em vista que foi sob seu comando que o jornalístico viu seus índices crescerem. A boa química entre ele, Fabíola Reipert e Renato Lombardi no quadro A Hora da Venenosa, principal sucesso do programa, sempre foi apontada como um dos êxitos da atração. E, mesmo com todo este sucesso, a Record não se esforçou para segurá-lo, e ainda o “enrolou” no momento da renovação.

Como resultado, viu Gottino deixando o canal rumo à CNN, onde teve status melhor. Foi um dos rostos da inauguração do canal, e era o único âncora a aparecer em dois noticiários diários, um pela manhã e outro à tarde. Mas se viu em maus lençóis quando interrompeu e interferiu, erroneamente, na fala de Gabriela Priolli, então uma das debatedoras do quadro O Grande Debate, exibido no CNN Novo Dia. O episódio rendeu muitas críticas ao âncora e culminou com a saída de Gabriela do programa. Mesmo assim, ele seguiu firme no canal, pediu desculpas publicamente e continuou o seu trabalho.

Entretanto, parecia que o espaço de Gottino na CNN iria mesmo diminuir. Isso porque o canal de notícias anunciou a contratação de Rafael Colombo, ex-âncora do Band Notícias. O destino de Colombo era justamente um dos jornais de Gottino. O que não parecia uma ideia ruim, já que não fazia sentido Gottino acumular dois longos jornais e se tornar onipresente na grade da CNN. Mas, agora, não estará em nenhum dos dois, e voltará à casa que o consagrou.

Vale lembrar que a saída de Gottino na Record também expôs a falta de âncoras da emissora. A Record, hoje, é muito dependente destes jornais populares, com apresentadores que são praticamente “showmen”, que seguram horas ao vivo mesmo sem muita informação nova. Assim, quando Gottino saiu, a emissora não tinha quem substituí-lo, e teve que recorrer a Geraldo Luís, que já havia saído do jornalístico e se tornado um animador de auditório. Ao mesmo tempo, teve que recontratar Celso Zucatelli, pois as experiências com novos âncoras pela manhã não deram muito certo.

Ou seja, a Record precisa aprender duas lições: a primeira é valorizar o seu pessoal que dá resultado. Gottino saiu por pura incompetência da emissora. E a segunda é a necessidade de formar novos âncoras para jornais populares. Afinal, não é qualquer um que segura um jornal como esse, e a Record, como dito acima, é bastante dependente do formato.

Geraldo Luís

A Record anunciou o retorno de Reinaldo Gottino numa nota divulgada hoje, 29. Na mesma nota, a emissora avisa que Geraldo Luís, atual titular do Balanço Geral, está afastado por pertencer ao grupo de risco do coronavírus, mas que ganhará um novo projeto. Segundo a nota, a ideia é entregar um novo programa, noturno, a Geraldo, assim que for possível que ele volte ao trabalho.

Vale lembrar que, há alguns anos, a emissora cogitou formatar um programa diário noturno para Geraldo, na tentativa de concorrer com o Programa do Ratinho. Seria essa a ideia da emissora? Ou Geraldo voltará a contar suas “histórias emocionantes” num semanal? Ou esta promessa servirá apenas para “cozinhá-lo”, já que seu contrato termina no fim do ano? Aguardemos.

André Santana

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Começando pelo fim: Não duvido desse intragável Geraldo pintar no SBT fazendo o sonho do SS se tornar realidade com um jornal na hora do almoço.

    O Gottino trocar a CNN que, por mais que seja MUITO MENOS do que poderia se esperar como um grande canal de notícia, por um programa em que ele já fez um papel importante só se justifica pela proposta financeira ou por um ambiente ruim na casa onde passou por pouco tempo. Além disso a situação do programa da Record agora é um pouco diferente, pois a Globo pode ter observado que pode combater a concorrência com mais jornalismo no horário. É um risco voltar aonde você se deu bem, mas não deixa de ser a volta a um terreno conhecido.

    Sobre a "linhagem" de apresentadores populares; me preocupa mais o que fazem DEPOIS que aparecem, quando muitos se tornam políticos...Mas de fato não é uma receita pronta alguém comandar um programa e ter de enrolar muitas vezes por falta de assunto, ou pelo desejo de exagero de sensacionalismo que existe ali.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, pensei o mesmo que você. O SBT já tentou contratar Geraldo Luís anteriormente. Não duvido que Silvio Santos o queira para um jornal na hora do almoço, ou até mesmo para o tal retorno do Aqui Agora. Medo!

      Excluir
  2. * O Gottino trocar a CNN que, por mais que seja MUITO MENOS do que poderia se esperar como um grande canal de notícia, ainda é uma grife importante no mercado (faltou esse final na frase).

    ResponderExcluir
  3. Acho que Gottino foi seduzido pelo alto salário e pela fama, afinal, acostumado aos holofotes da TV aberta, teve que se contentar com as limitações (apesar do prestígio) da TV paga. Creio que, de volta à antiga casa e com a sua turma, ele consiga, sim, voltar a bater a Globo. O público sente falta dele, já estava habituado com sua presença na tela. Além de, vamos combinar, tem uma postura muito mais elegante que a de Geraldo Luís.

    Falando nele, creio que a Record dava criar o tal programa noturno e diário, já que os formatos não dão boa audiência e sofrem derrotas para o SBT. Não acredito que a emissora do bispo o entregaria de mão beijada para a TV de Silvio Santos. Geraldo é popular, sabe prender o espectador com sensacionalismo e, muito provavelmente, iria levar consigo uma fatia da audiência do Balanço Geral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mister Ed, a princípio eu não vejo o Gottino recuperando a liderança de cara. A Globo conquistou muitos espectadores neste período, e dispersá-los leva tempo. O canal só vai facilitar para a Record se resolver voltar com o se Joga. Aí ninguém segura o Gottino, rs!

      Excluir
  4. Gottino terá trabalho pois o Balanço Geral perdeu força e a Globo agradeceu colocando mais jornalismo com o Hoje mais longo por conta da cobertura da pandemia e quando essa pandemia passar Maju duelará com a Venenosa reforçada pelo Gottino em SP pois já considero o Se Joga programa flopado e condenado ao esquecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Gottino volta com um grande desafio.

      Excluir
  5. Fala André. Não consigo vislumbrar qualidade na CNN, assim sendo, a volta de Gottino à Record é interessante para ambos - ele e a emissora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto da CNN, mas acho que o Gottino não se encaixou ali.

      Excluir
  6. Eu particularmente não vou assistir o balanço geral
    Mais é inegável Gottino tem cara de tv aberta , comunicador de massa..grande profissional !
    Eu assistindo o Gottino na cnn Brasil percebia que faltava algo ..sentia a audiência do povão, já que veio de um jornal popularesco e agora estava nh canal mais refinado e fechado

    ResponderExcluir
  7. João Paulo, o Flavio Ricco disse que o contrato do Geraldo Luís termina em setembro. Então sei não... a Record adora cozinhar seus contratados, e não vejo a emissora investindo num novo programa noturno neste momento de crise de saúde, política e econômica. Principalmente porque Geraldo é do grupo de risco, ele só volta aos estúdios quando a pandemia estiver controlada e... vai se saber quando isso vai acontecer. Não acho que em setembro ele estará seguro para voltar, e não acho que a Record vai renovar o contrato dele para mantê-lo em casa. Vamos ver.

    ResponderExcluir

Publicidade