Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Emissoras abertas vivem má fase com seus reality shows

"Faltou 'tompêro'!"

O segundo semestre de 2019 não foi muito feliz para as emissoras abertas no segmento dos reality shows. Record, Globo, Band e SBT não conquistaram grandes índices de audiência com seus programas, que também não tiveram grande repercussão. A Fazenda, Mestre do Sabor, MasterChef e Famílias Frente a Frente são algumas das atrações que decepcionaram.

A atual temporada de A Fazenda frustrou os fãs. No ano passado, a chegada de Marcos Mion e o elenco bem escolhido deram um up na atração, que, anteriormente, quase foi cancelada definitivamente pela Record. Porém, a vitalidade vista em 2018 não se repetiu. Na reta final, A Fazenda 11 encara uma triste monotonia. Os poucos participantes que rendiam foram sendo eliminados, o que colaborou com o marasmo da casa.

Decepção semelhante aconteceu com o MasterChef – A Revanche. A ideia de se reunir ex-participantes pareceu à prova de erros, mas não funcionou na prática. O reality até resgatou bons ex-concorrentes, mas estreou num momento de extremo desgaste da fórmula. Assim, a atração da Band vem amargando baixos índices de pouquíssima repercussão.

Aliás, o segundo semestre de 2019 não foi bom no segmento dos talent shows de culinária. A Globo, tardiamente, entrou nesta seara com Mestre do Sabor, que se revelou um formato de pouco apelo. Apesar de algumas ideias interessantes, o programa de Claude Troisgros não conseguiu envolver o público com os participantes. Deste modo, não criou identificação e nem torcida. Assim, entra na reta final em brancas nuvens.

Outra novidade do segmento que não aconteceu foi o Famílias Frente a Frente, do SBT. A competição de Tiago Abravanel é divertida, mas parece sofrer com o desgaste evidente que impregna a maioria dos realities de culinária. Além disso, vem sendo exibida num péssimo horário, praticamente na madrugada de sexta para sábado. FFF não deixará boas lembranças.

É bem possível que o parco desempenho destes programas tenha a ver com o excesso de realities na programação da TV aberta. Porque o que se vê atualmente são variações dos mesmos formatos de sempre. Faltam novidades de fato neste segmento.

André Santana

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Há uma diferença entre talent show e reality show... Sobre A Fazenda: no ano passado, o elenco foi explosivo e eufórico demais. Passou do ponto. Portanto, ñ foi bem escolhido. Farei meu balanço final sobre A Fazenda 11 no meu blog. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabio! Na verdade, eu considero talent show um subgrupo dentro do reality show. Mas enfim... Eu digo que o elenco de A Fazenda do ano passado foi bem escolhido simplesmente porque funcionou, afinal o programa foi bem. Não gosto deste tipo de reality, como já disse aqui várias vezes, então meu critério não é lá muito criterioso neste sentido, rs! Mas achei A Fazenda 11 um horror! Abraço!

      Excluir
  2. Concordo, André. Mestre do Sabor tem suas qualidades e particularidades mas sofre com o desgaste dos talent shows culinários. FFF eu nunca vi, acho muito tarde, como você disse. MasterChef eu assisto pelo YouTube também em função do horário tardio. A Band erra em apresentar duas temporadas do programa no ano. A temporada de amadores se estende por todo o ano que, pouco tempo depois, emenda em outra. Se a Band fizesse uma versão mais enxuta, com média de três meses e menos participantes, talvez tivesse melhores resultados.

    Também concordo que a TV aberta possui muitos formatos de realities e talent shows no ar, todos muito parecidos, o que afugenta a audiência, visto que a sensação de mais do mesmo é constante. Será que o The Circle, reality da Netflix, vai mudar esse patamar? Vamos ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Mister Ed, me parece que os formatos estão muito saturados. Acho que está na hora de a TV brasileira ir às compras novamente, porque os que estão aí já deram.

      Excluir

Publicidade