Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

"MasterChef" aos domingos é manobra arriscada da Band

"Domingo é dia de macarronada!"

A Band bateu o martelo e a próxima temporada do MasterChef, seu principal programa de entretenimento, será exibida aos domingos. A estreia da atração neste novo dia está marcada para o dia 24 de março, a partir das 20 horas. A ideia é turbinar a audiência deste dia da semana, além de oferecer aos fãs a oportunidade de assistir o programa mais cedo. O fato de MasterChef atravessar a madrugada nas noites de terça sempre foi motivo de reclamações.

Sem dúvidas, trata-se de uma manobra ousada da Band. Com o fiasco da reformulação de sua programação dominical de 2018, quando apostou no Agora É Domingo e Show do Esporte, a emissora tenta fortalecer este dia da semana com o seu único programa que ainda é relevante. Fica claro, portanto, que a Band sonha com os áureos tempos do Pânico na Band, que rendia excelentes índices neste horário há quase sete anos.

Entretanto, são muitos os desafios que a Band terá que driblar. MasterChef vai bater de frente com programas dominicais já muito consolidados, como o Domingão do Faustão, Domingo Espetacular e Programa Silvio Santos. Até mesmo a RedeTV, sua concorrente direta, tem um produto forte e consolidado no horário, o humorístico Encrenca. Vale lembrar, aliás, que foi o Encrenca um dos responsáveis pela pá de cal no Pânico, que não resistiu à concorrência com os “vídeos do zap” interessantíss... (zZzZzZ... ronc!).

Além disso, MasterChef já tinha uma plateia cativa nas noites de terça-feira. O programa ocupa o mesmo horário desde 2014, e foi ali que ele caiu nas graças da audiência. Ele se consolidou de tal maneira que obrigou a concorrência, muitas vezes, a mexer em suas noites de terça. Basta lembrar que a Record tentou bater de frente com seu Batalha dos Cozinheiros, e não deu muito certo. Ou seja, a Band vai mexer num hábito.

Como se trata de um formato muito querido, a Band aposta no poder de mobilização do MasterChef para tentar levar o público das noites de terça-feira para as noites de domingo. Não é impossível. No entanto, a mudança vai acontecer justamente num momento em que o MasterChef já não tem a mesma força de outrora. Ou seja, nada garante que o público mudará junto com o programa. Corre-se o risco de a audiência, já um tanto cansada da atração, resolver abandoná-la de vez. Por outro lado, a Band parece calcular o risco e está disposta a remover o MasterChef de volta para a terça, caso naufrague aos domingos. Façam suas apostas!

André Santana

Postar um comentário

14 Comentários

  1. Concordo com a máxima de que TV é hábito. E também concordo que a audiência consolidada das concorrentes pode ser um grande entrave para a Band. Se for esperta, a Record pode lançar o Top Chef às terças e se aproveitar dos órfãos oriundos do reality da Band.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa! Mas não creio que o MasterChef ficará muito tempo na terça-feira... rs! Vamos ver!

      Excluir
  2. Lembro que a alguns anos atrás assisti no canal E! (qdo ainda havia algo além de reality show) um programa que contava um pouco da série Um Amor de Família, que passou na Bandeirantes muito tempo e hoje é exibida no TBS. A série por muito tempo foi exibida nos EUA aos domingos e, quando passou para sábado, lá pelo nono ou décimo ano de sua história, alguém disse no programa: Quando uma série mudar de horário, é sinal que vai acabar.

    Não digo que é isso que vai acontecer com o Masterchef, mas que a ideia de tirá-lo de terça para domingo é estapafúrdia e que a Bandeirantes está perdidinha isso é claro. Posso me surpreender totalmente, mas qual a chance do Masterchef concorrer com um programa a mais de 50 anos no ar, outro a 45 e outro que é clone do de 45 e mesmo assim tem seu público estabelecido?

    Sobre o intragável programa do zapi-zapi: Concordo 1000% com você, é algo horroroso, mas tem público. Ou seja, a tendência de um fiasco para a Bandeirantes é evidente.

    Se o canal voltasse com o Super Técnico ou até com o CQC a chance de sucesso seria ao menos um pouco mais possível. Até se tentassem um humorístico diferente, como já foi cogitado. Colocar um programa tradicional de outro dia e horário num cenário adverso desses, é pedir para passar vergonha, a não ser que esteja muito enganado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Domingo ebdia de rir..não sei...so se fosse no sábado faria mais certo
      .sábado e muito fraca a programação início de noite

      Excluir
    2. Alexandre, concordo com você! Aliás, um retorno do CQC aos domingos seria algo bem interessante. Seria um "Fantástico com humor". Mas a Band tá fraca de grana e, neste momento, é algo impossível de acontecer. E Miguel, não acredito que no sábado daria certo. O sábado da Band é fraco. Lembra do fiasco que foi o Projeto Fashion nesse dia? E era um programa muito bom! O SBT tem uma faixa de realities consolidada aos sábados, então a Band não teria chances.

      Excluir
  3. A tv BAND apesar de antiga ,só dá cabecada qdo o assunto é programação
    Pelo que sei o pessoal queria o reality na terça mesmo porém mais cedo por exemplo as 22 00 horas em ponto pra acabar as meia noite
    Domingo anoite temos programas tradicionais
    Sem contar que INFELIZMENTE estamos em um ano muito trágico e o Fantástico e seu xerox mal copiado (Domingo Espetacular ) saem na frente ao invés de um reality de culinária pré gravado

    ResponderExcluir
  4. Acho muito arriscado esse dia e principalmente o horário ,pois é o término e início de programas bem tradicionais na tv como Faustão ,Silvio Santos , Fantástico com temas sempre factuais
    Eu colocaria ao menos umas 10 horas da noite ,ou seja ,depois que agente já assistiu um pouco desses programas tradicionais
    Muitos fãs do master chef já acompanha o reality mais querido pelo YouTube na própria página oficial da atração ,o que pode prejudicar ainda mais a Band

    ResponderExcluir
  5. O Masterchef pode se queimar de vez e a Band não aprende mesmo em matéria de programação. Domingo à noite é recheado de atrações como Silvio Santos e as revistas eletrônicas Fantástico e Domingo Espetacular sem falar do Encrenca. Não sei até onde a Band vai parar com tantas mancadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Band precisava de um diretor de programação de verdade. Parece que ficam chutando uma grade.

      Excluir
  6. Olá, tudo bem? MasterChef já está com o formato desgastado. Talvez, a Band busque outro público fora de terça-feira. Além disso, a emissora tenta fugir do embate direto com BBB e Power Couple. Porém, a concorrência será muito maior aos domingos. Eu apostaria apenas em reprise no domingo. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Fabio, talvez uma reprise aos domingos fosse uma estratégia menos suicida.

      Excluir

Publicidade