Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

"Tempo de Amar": folhetim clássico ainda tem fôlego


Faltando dois capítulos para a conclusão de Tempo de Amar, o que pode dizer é que a novela de Alcides Nogueira e Bia Correa do Lago, baseada num argumento de Rubem Fonseca, resgatou a essência do folhetim romântico clássico, em todos os sentidos. A trama narrou uma história de amor, encontros e desencontros, com muitas paixões, romances e vilões ardilosos, tudo isso envolto no charme dos anos 1920. No entanto, promete um desfecho diferente do usual clássico, tendo em vista que o casal Maria Vitória (Vitória Strada) e Inácio (Bruno Cabrerizo) não deve ficar junto no último capítulo.

Algo bem fora do comum, já que Tempo de Amar foi toda estruturada em torno do casal de mocinhos e a separação deles, causada pelo destino. O amor arrebatador de ambos foi interrompido pelo pai dela em Portugal, e Inácio acaba partindo para o Brasil. Mais adiante, é a vez de Maria Vitória buscar o amado, fazendo surgir uma série de “quase encontro”.

No entanto, o final não chega a surpreender quem acompanhou a novela, tendo em vista que Vicente (Bruno Ferrari) surgiu para ser um novo pretendente para a mocinha e acabou roubando os holofotes para si. Enquanto Inácio e Maria Vitória seguiam se desencontrando, Vicente foi construindo o seu espaço, e se tornou impossível não torcer para que este novo casal ficasse junto. Consequências de uma obra aberta, sempre sujeita a soluções inesperadas.

Mesmo usando e abusando da fórmula do folhetim tradicional, Tempo de Amar conseguiu chamar a atenção da audiência pelo texto refinado, pela produção impecável e, principalmente, por trazer grandes atores fora de sua zona de conforto. Neste contexto, o grande destaque da obra foi Marisa Orth. Famosa pelas personagens de humor, Marisa vestiu-se de Celeste Hermínia, uma mulher de um passado sofrido, mas que soube dar a volta por cima. Tornou-se uma famosa cantora de fado, assumiu um romance com um homem casado e viveu sempre com dignidade. E a personagem ficou ainda mais interessante quando foi revelado que ela era a mãe de Maria Vitória. O encontro de mãe e filha e a convivência delas a partir dali rendeu cenas incríveis.

Além de conviver com a filha, Celeste Hermínia ainda viveu inúmeros conflitos com seu romance com o Conselheiro Francisco (Werner Schunemann). Um romance que dividia opiniões, pelo fato de a mulher dele estar viva, e presa a uma cama quando a história começa. Quando ela morre e parecia que o caminho estava livre para os dois, segredos do passado culminam com o desgaste da relação e ambos se separam. Neste meio-tempo, ela reencontra José Augusto (Tony Ramos), pai de Vitória, enquanto ele ensaia uma relação com Eva (Julia Almeida). Entretanto, logo fica evidente que o amor entre Celeste e Francisco não morreu. Ou seja, Celeste Hermínia tornou-se a grande protagonista madura de Tempo de Amar, e Marisa Orth mostrou que é uma atriz com recursos que vão muito além da comédia. Marisa imprimiu humanidade è Celeste Hermínia.

Tempo de Amar também repetiu a parceria entre Tony Ramos e Regina Duarte, trazendo esta última num papel coadjuvante que também a tirou do lugar-comum. Lucerne era uma mulher de camadas, um tanto divertida, mas também lotada de defeitos. Ela cresce quando inicia um romance com José Augusto, enganando-o e se fazendo passar por uma mulher correta, quando na verdade é a dona de um cabaré. Foi uma sequência que divertiu muito e rendeu ótimos momentos entre Regina e Tony. Uma pena que o romance entre eles durou pouco dentro da trama. Outros atores que mostraram novas facetas foram Nelson Freitas (Bernardo), Letícia Sabatella (Delfina) e Jayme Matarazzo (Fernão). Além disso, a trama revelou Vitória Strada, linda e muito talentosa.

No fim, Tempo de Amar mostrou que o folhetim tradicional bem escrito e bem temperado ainda tem público cativo. Foi uma obra bonita de se assistir.

André Santana

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Tirando a infeliz Sol Nascente, o horario das seis eh a que tem mais presenteado com novelas de boa qualidade. E nesse Tempo de Amar, finalmente, uma novela do Alcides Nogeura que ele pode chamar de seu, e que tenha feito sucesso de audiencia e publico. O autor merece , porque eh um dos melhores dramaturgos teatrais que temos e que bom ver uma novela dele funcionar tanto em audiencia como critica. E essa foi aquela novela em que praticamente todos os atores e personnagens apareceram e brilharam, desde os protagonistas ate os coadjuvantes. O que dizer do seu Geraldo e Dona Nicota, que casal impagave! A familia do Bernardo, todos otmos, Debira Evelyn com sua otima Alzira sempre se atracando com Pepito e a bonita relacao dele com Bernardo mesmo antes dos dois saberem que sao os pais. Os personagens portugueses nao ficaram a dever, Sabatella com sua malvada Delfina, Nivea Maria conseguiu transformar um personagem pequeno como a tia do Inacio , a doceira batalhadora. E apesar de ser uma novela de epoca, tivemos tramas com personagens feminias empoderadas, e atores nebros tiveram otimos papeis que geralmente em historias de epoca so fariam escravos ou empregados. Enfim, todos os personagens e atores brilharam. Ponto pro Monjardim que fez uma direcao coesa e brilhante.
    Uma historia classica, convencional, como disse Nilson Xavier, parece aquelas radio novelas de antigamente, e mesmo assim funcionou tao bem nesse final de decada de 2010 era cibernetica onde web e redes sociais exigem uma trama rapida agil e facil de pensar. Alcides Nogueira e Bia Correia quebraram esse tabu e gracas ao talento e comoetencia deles mais a direcao de nuckeo do Monjardim tivemos uma obra classica da mais altz qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Bruno Ferrari foi o maior destaque da novela Tempo de Amar. Ele é um ator que realiza bons trabalhos, um atrás do outro, desde os tempos da Record. Não fico surpreso com a reação do público que torce pelo mocinho Vicente. Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno é realmente um ótimo ator! Fez bons trabalhos na Record e retornou à Globo por cima!

      Excluir
  3. Eu também adorei tempo de Amar e principalmente o casal Maria Vitória e Vicente que deram um show de Quimica,cumplicidade,amor e torço pro Bruno Ferrari e Vitória Strada fazerem outro casal em outra novela e acho que será na próxima do Alcides nogueira porque ele gostou muito deles e até homenageou o Bruno Ferrari no Final

    ResponderExcluir

Publicidade