Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

"Amor e Intrigas" registra boa audiência na Record

Depois de um início cambaleante no Ibope, a faixa de reprises de novela das tardes da Record tem reagido e apresentado ótimos resultados. Amor e Intrigas, atualmente no ar às 14h45, está fazendo uma bela trajetória e garantindo a vice-liderança absoluta à Record em seu horário de exibição, encostando na Globo e deixando para trás o Fofocalizando, do SBT (este, que mesmo na terceira posição, viu seus índices subirem um pouco ao sair da batalha com o Balanço Geral). Atualmente, Amor e Intrigas tem registrado médias em torno dos 9 pontos no Ibope, ótimo número para o horário.

Amor e Intrigas foi a trama de estreia da novelista Gisele Joras, uma das principais revelações dentre os autores de novelas da Record. Estreou em 2007, na faixa das 20h30, em substituição a Luz do Sol, que derrubou os bons índices de audiência do horário registrados pela sua antecessora, Bicho do Mato. Pois Amor e Intrigas estreou tímida, quase desacreditada, com números modestos, mas foi ganhando força conforme foi avançando. Aos poucos, o romance entre Alice (Vanessa Gerbelli) e Felipe (Luciano Szafir), e as armações de Valquíria (Renata Dominguez, ótima em cena!), Petrônio (Heitor Martinez) e Doroteia (Ester Góes), foi embalando, e Amor e Intrigas cresceu. Na reta final, a Record mudou o horário de exibição da trama, encaixando-a na faixa das 22 horas, chegando aos 18 pontos no Ibope. Na média geral, Amor e Intrigas fechou com 12 pontos, contra 9 de Luz do Sol. Leia a crítica do TELE-VISÃO sobre a trama, publicada em julho de 2008, clicando aqui: http://bit.ly/2kqsYYJ

Pois a novela repete a boa trajetória agora na faixa da tarde e, na reta final, também alcança ótimos índices de audiência. Na grande São Paulo, a trama tem ainda a ajuda da alavanca de A Hora da Venenosa, quase sempre líder de audiência. E entrega em alta para a reprise de Vidas em Jogo, outra boa novela da emissora atualmente em reexibição. Vidas em Jogo não sustenta os grandes índices de Amor e Intrigas, mas vem registrando médias em torno dos 6,5 pontos no Ibope, um resultado bastante satisfatório. Basta lembrar que o finado Programa da Tarde ficava bem atrás disso. E vale registrar que as reprises da Record conseguiram esvaziar um pouco o público das Novelas da Tarde do SBT, que acabaram empurradas para mais tarde. E, mesmo mais tarde, a trinca Rubi, Querida Inimiga e O que a Vida me Roubou ficam em torno dos 6 pontos, distante de sucessos como Abismo da Paixão, Mar de Amor e Teresa.

Mesmo com o bom resultado, há quem acredite que as reprises de novelas da tarde da Record estão com os dias contados. Isso porque o canal não tem mais grandes opções de títulos para um repeteco vespertino. A Record já reprisou Prova de Amor, Dona Xepa (que não fez sucesso em nenhuma exibição) e Chamas da Vida, além das atuais Amor e Intrigas e Vidas em Jogo, além de A Escrava Isaura à noite. Outros sucessos do canal, como Vidas Opostas e Poder Paralelo, dificilmente seriam mostradas à tarde, em razão da temática pesada e violenta. Ribeirão do Tempo já está confirmada como substituta de Amor e Intrigas. Depois destas, apenas Bela, a Feia poderia ser reapresentada sem maiores problemas no horário. Depois, só restariam folhetins mais recentes, como Máscaras, Balacobaco, Pecado Mortal e Vitória, que não fizeram sucesso. Daí em diante, já chegaríamos às tramas bíblicas, ainda muito recentes para reprises.

Por isso mesmo, surgiram rumores de que a direção da Record pensa em um novo programa vespertino para substituir as novelas. No entanto, está tudo ainda no campo das ideias. Que não seja mais um reboot do Programa da Tarde, não é mesmo? Ou outro programa popularesco aos moldes do antigo Geraldo Brasil. Aliás, vale lembrar que a Record já teve em seu elenco Sonia Abrão, que apresentava o Sonia e Você nas tardes do canal entre 2004 e 2006. A atração registrava bons índices e garantia a vice-liderança para a emissora, mas acabou cancelada quando a Record adotou uma política de extinguir programas considerados mais “populares”, tentando “qualificar” a grade. Mas, agora, esta política já está morta e enterrada, enquanto Sonia Abrão faz um verdadeiro milagre na RedeTV com o seu A Tarde É Sua, programa diário de maior audiência da emissora, mesmo “ensaduichado” por dois horários de religiosos. Se mesmo nestas condições difíceis, Sonia apresenta ótimos resultados na RedeTV, imagine como seria na Record, recebendo a audiência embalada pelo Balanço Geral? Será que alguém do canal da Barra Funda não pensou em trazê-la de volta?

O TELE-VISÃO virou livro! Compre agora! CLIQUE AQUI: http://bit.ly/2aaDH4h


André Santana

Postar um comentário

13 Comentários

  1. André, você acha que um programa nos moldes do Estúdio I, da GloboNews, teria chance na TV aberta? A Record tem tradição no jornalismo e um jornalístico informal pode ser uma boa pedida para as tardes, não? Penso que o que impediria um programa assim na Record seria o fato de estar entre outros dois telejornais (Balanço Geral e Cidade Alerta).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edberg, acredito sim neste tipo de projeto. A Record já teve um programa nestes moldes, o primeiro Tudo a Ver, com o Paulo Henrique Amorim e a Patricia Maldonado. Dava ótima audiência! O que se comenta na Record é que um programa nestes moldes é complicado de fazer de novo, porque é caro e não permite merchandising, o que reduz o faturamento. É uma pena! Mas que seria uma excelente alternativa, seria!

      Excluir
  2. Mais uma vez não consegui assistir Amor e Intrigas, mas sempre ouvi coisas ótimas sobre a trama.

    Mais um programa? Não é querer falar, mas já falando, alguma dúvida que vai ser mais do mesmo?

    Jurandir Dalcin | http://www.jurandirdalcincomenta.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, se vier mais um programa vespertino, será o mesmo de sempre. Uma pena! Amor e Intrigas é muito boa, vi na primeira exibição e gostei muito!

      Excluir
  3. A Record nao tem tantos titulos assim pra repetir. Vai chegar uma hora que tera so as novelas religiosas ou as novelas pre Escrava Isaura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diz a lenda que a Record não tem interesse em repetir nenhuma novela anterior à A Escrava Isaura.

      Excluir
  4. O Edberg abordou um tema interessante e que eu já estava pensando em propor para uma coluna sua. A Globo está enfrentando problemas na audiência com os "Balanços Gerais" pelo Brasil que eu, particularmente, acho que são programas lamentáveis sob todos os pontos de vista. Porém é bem evidente que o problema da audiência da Globo se dá com o fim do Jornal Hoje e o começo do Vídeo Show, sendo este um programa que claramente não tem mais função sendo exibido diariamente. O Globo Esporte por exemplo dá grandes audiências ainda. Porque a Globo não estende um pouco o programa esportivo e lança um jornal com maior duração, até mesmo com a mesma dupla que faz o JH atualmente, mas num estilo mais analítico ou mesmo com maior participação das praças regionais? Além disso é possível discutir a tênue linha entre um jornalismo de fatos, que precisam ser divulgados mesmo sendo desagradáveis, com um jornalismo sensacionalista, que é o que mais vemos nesses Balanços pelo Brasil afora. Não que o jornalismo da Globo seja perfeito, mas ao menos não descamba nesse sentido ainda...Acho que seria um tema interessante para futuros posts. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, já pensei em fazer várias vezes um texto sobre isso, mas o tema sempre acabou derrubado por algum outro assunto. Mas pode deixar que logo falarei mais sobre isso aqui, obrigado mesmo pela sugestão! Eu também concordo que o jornalismo seria a salvação da tarde da Globo, mas vejo que também seria a salvação da manhã. Você notou que os jornais matinais da Globo dão ótima audiência, e quando entra o entretenimento os números caem? Foi uma boa sacada o Hora Um, o Bom Dia Praça e o Bom Dia Brasil maiores, turbinou a audiência da Globo, mas o Mais Você e cia não sustentam isso. Somando isso aos boatos de que a Globo quer extinguir o Mais Você, me parece que um programa aos moldes do Estúdio I seria perfeito no horário. E acho que funcionaria no lugar do Vídeo Show também, já que, como vc disse, os jornais anteriores dão boa audiência e o VS derruba. Vou voltar a este assunto, rende bastante. Aguarde!

      Excluir
  5. Bom, qualquer coisa tem as novelas que vieram antes de Escrava Isaura: Louca Paixão, Estrela de Fogo, Vidas Cruzadas, Roda da Vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Louca Paixão foi reprisada três vezes, se não me engano, e deu boa audiência sempre. É uma boa novela, eu gosto muito! Mas, pelo que sei, a Record não quer exibir novelas pré-Escrava Isaura.

      Excluir
  6. Não sei se é verdade, mas andei sabendo que a Record em sua faixa de reprises vespertinas de novelas, ela adotou uma politica de que ela só irá reprisar novelas a partir do ano de 2004 para cá. Vai chegar uma hora que a Record vai ter que re-reprisar certas novelas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também ouvi isso. E sim, as opções são poucas. Acho que a Record poderia manter uma faixa só, teria opção por mais um tempinho.

      Excluir
  7. a record fez bem em tirar o programa da tarde
    e colocar reprises de novelas no horario
    queria rever as novelas que fizeram sussesos
    assim como Bom, qualquer coisa tem as novelas que vieram antes de Escrava Isaura: Louca Paixão, Estrela de Fogo, Vidas Cruzadas, Roda da Vida pq a record nunca reprisa essas novelas a tarde sendo que tem tanta novela

    ResponderExcluir

Publicidade